SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Síndrome de burnout e fatores associados em profissionais da área da saúde: um estudo comparativo entre Brasil e PortugalBoladão, pesadão, isso é Rio de Janeiro: notas sobre funks de torcida e de facção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

DERENUSSON, Fernando C.  e  JABLONSKI, Bernardo. Sob fogo cruzado: o impacto do trabalho policial militar sobre a família do policial. Aletheia [online]. 2010, n.32, pp. 22-37. ISSN 1413-0394.

Através de estudo realizado junto a 111 esposas/companheiras de policiais militares da cidade do Rio de Janeiro, procurou-se avaliar o impacto do trabalho policial sobre a família. A partir da definição de duas formas de impacto: direto (relativo à incidência de fatores circunstanciais do trabalho policial sobre a família) e indireto (relativo à forma como se dá a interação do policial com sua família), foram analisadas suas manifestações a partir de dois eixos: o da operacionalidade, relativo à natureza interna ou externa do serviço policial, e o da graduação, relativo à forma como o tempo de serviço influencia na percepção de impacto de suas companheiras. Os resultados indicam que o impacto direto se faz mais marcante que o indireto. A análise por operacionalidade revela que o impacto geral é maior entre as famílias de policiais do serviço externo, e a análise por graduação revela um aumento da incidência de impacto com o passar do tempo de serviço.

Palavras-chave : Família; Polícia; Estresse policial; Família do policial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License