SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Sob fogo cruzado: o impacto do trabalho policial militar sobre a família do policialSuporte laboral e identificação organizacional: um estudo de validade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FERREIRA, Rhaniele Sodré; ARAGAO, Cristal Oliveira Moniz de  e  ARRUDA, Angela. Boladão, pesadão, isso é Rio de Janeiro: notas sobre funks de torcida e de facção. Aletheia [online]. 2010, n.32, pp. 38-52. ISSN 1413-0394.

Este artigo tem como objetivo cotejar a produção e as características dos funks de facção e de torcida no contexto do Rio de Janeiro. Para tanto, foram selecionadas amostras representativas de funks de torcida/facção a partir do material coletado em CDs piratas e na rede mundial de computadores: 39 funks da facção criminosa Comando Vermelho e 44 da torcida Força Jovem Vasco. O objetivo do estudo é entender os contextos em que são produzidos, que incluem forte expressão do universo jovem. Os resultados mostraram a estruturação dessas produções em torno do conflito, da depreciação dos inimigos, da exaltação de si e dos aliados, da repartição territorial e das paródias. Vislumbrou-se assim um campo construído por representações sociais, baseado em ancoragens que capturam, transformam e readaptam elementos de universos aparentemente distantes, como as guerras do Afeganistão e o ambiente funk dos EUA nos anos 70.

Palavras-chave : Funk; Representações sociais; Jovens.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License