SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue32Boladão, pesadão, isso é Rio de Janeiro: notes towards organized soccer fans and criminal faction funksKabuki Syndrome: a case study about the behavioral, cognitive, social and speech/hearing characteristics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

BAPTISTA, Makilim Nunes et al. Suporte laboral e identificação organizacional: um estudo de validade. Aletheia [online]. 2010, n.32, pp. 53-69. ISSN 1413-0394.

Este trabalho teve como objetivo buscar evidências de validade baseada na relação com variáveis externas para a Escala de Suporte Laboral (ESUL). Participaram 175 universitários trabalhadores de ambos os sexos. Para a coleta de dados, além da ESUL, foi utilizada a Escala de Identificação Organizacional. Nos resultados foram verificadas correlações positivas e significativas entre todos os fatores da ESUL e a dimensão Identificação por Imitação na amostra geral. Em relação à dimensão Identificação por afinidade, houve correlação positiva e significativa apenas com a pontuação total da ESUL. Por fim, ao correlacionar a pontuação total de ambas as escalas, todas as correlações foram positivas e significativas. Assim, esses resultados apontaram evidências de validade baseada na relação com variáveis externas para a ESUL. Destaca-se que o estudo em questão utilizou uma versão preliminar da ESUL. Nesse sentido, outras pesquisas devem ser conduzidas com a finalidade de obter outras evidências de validade.

Keywords : Suporte laboral; Identificação organizacional; Validade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License