SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Suporte laboral e identificação organizacional: um estudo de validadeEstilos de pensamento, personalidade e bem-estar subjetivo: avanços e polêmicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SCHOEN-FERREIRA, Teresa H. et al. Síndome de Kabuki: estudo de caso a respeito das características comportamentais, cognitivas, sociais e fonoaudiológicas. Aletheia [online]. 2010, n.32, pp. 70-79. ISSN 1413-0394.

A Síndrome de Kabuki é um distúrbio bastante raro, com múltiplas  anomalias congênitas. O objetivo do estudo foi descrever características comportamentais, cognitivas e sociais de uma criança com seis anos de idade com Síndrome de Kabuki, e suas implicações no processo escolar. Como resultados, verifica-se que a criança apresenta retardo mental moderado, com implicações comportamentais e sociais e problemas fonoarticulatórios. Tais características dificultavam sua inserção na escola regular e o convívio com os pares. O estudo das dificuldades apresentadas pela criança colaborou para que pais e professores pudessem atuar com mais eficácia no seu desenvolvimento.

Palavras-chave : Síndrome de Kabuki; Retardo mental; Educação infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License