SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue32Kabuki Syndrome: a case study about the behavioral, cognitive, social and speech/hearing characteristicsAdult attachment behavior and the experience of sudden loss a loved one author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

CRISTIAN, Zanon  and  HUTZ, Claudio Simon. Estilos de pensamento, personalidade e bem-estar subjetivo: avanços e polêmicas. Aletheia [online]. 2010, n.32, pp. 80-91. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste artigo é apresentar algumas possíveis relações entre ruminação e reflexão com sexo, Neuroticismo/ajustamento emocional e bem-estar subjetivo (BES), decorrentes de uma análise crítica da literatura científica da área. O pensamento ruminativo, cujo conteúdo é negativo e desadaptado à resolução de problemas, deve estar inversamente associado ao BES. Porém, é possível que a reflexão melhore o BES, pois poderia amenizar o impacto negativo da ruminação. Nesse contexto, discute-se se ruminação e reflexão poderiam explicar BES independentemente do que as facetas da dimensão de personalidade Neuroticismo já predizem. Uma tipologia definida por diferentes níveis de ruminação e reflexão combinados é sugerida para verificação das diferenças de BES em homens e mulheres com diferentes níveis de ruminação e reflexão. As contribuições destas relações para intervenções são apresentadas.

Keywords : Estilos de pensamento; Bem-estar subjetivo; Neuroticismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License