SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Estilos de pensamento, personalidade e bem-estar subjetivo: avanços e polêmicasO desenho da figura humana como representação da experiência de maternidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BASSO, Lissia Ana  e  MARIN, Angela Helena. Comportamento de apego em adultos e a experiência da perda de um ente querido. Aletheia [online]. 2010, n.32, pp. 92-103. ISSN 1413-0394.

O comportamento de apego se expressa em adultos quando estes se encontram em situações que envolvam medo, mudança ou conflito, como em casos de perda. O objetivo do presente estudo foi investigar os comportamentos de apego adulto frente à perda repentina de um ente querido. Participaram cinco adultos residentes na cidade de Santa Maria/RS que perderam um ente querido repentinamente entre os anos de 2006 e 2007. Eles responderam a uma entrevista semiestruturada e a Escala de Vinculação do Adulto. Os resultados indicaram que as repercussões da morte são mais bem elaboradas quando se tem suporte emocional e confiança em familiares, amigos ou companheiros.

Palavras-chave : Comportamento de apego adulto; Perda; Luto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License