SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue32Adult attachment behavior and the experience of sudden loss a loved oneParental practices and children repertoire: characterization of the attendance demand and abandonment prediction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

DE FELICE, Eliana Marcello. O desenho da figura humana como representação da experiência de maternidade. Aletheia [online]. 2010, n.32, pp. 104-120. ISSN 1413-0394.

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação do Desenho da Figura Humana em mulheres puérperas. Introduziu-se uma modificação sobre a técnica de aplicação de Machover, de modo que todas as mulheres fizeram o desenho de uma criança e de um adulto. Os desenhos foram analisados quanto à ordem, sexo e idade das figuras e foram levantados aspectos individuais relacionados às vivências maternas. Os resultados revelaram a projeção de aspectos psicológicos associados ao período do puerpério, como ambivalência, regressão, identificação com o bebê e com o novo papel de mãe. A projeção, sobre o filho, das expectativas e dos desejos maternos foi observada em desenhos que retrataram crianças e a significação das figuras materna e paterna da puérpera, além do marido, revelou-se em desenhos que representaram pessoas adultas. Detectaram-se, em alguns casos, as características individuais da personalidade materna que influíam na experiência de maternidade e na relação mãe-filho.

Keywords : Maternidade; Desenho de figuras humanas; Relações mãe-criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License