SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32O desenho da figura humana como representação da experiência de maternidadeO conceito de identificação no processo de escolha profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini et al. Práticas parentais e repertório infantil: caracterização da demanda por atendimento e predição de abandono. Aletheia [online]. 2010, n.32, pp. 121-133. ISSN 1413-0394.

Tem-se por objetivo: (a) caracterizar comportamentos de 47 cuidadores primários e de seus filhos que buscaram atendimento; (b) comparar grupos: abandono x participantes; menino x menina. Os participantes responderam à entrevista (RE-HSE-P), inventário (IHS-Del Prette) e escalas (Escala de Assertividade Rathus e CBCL). Nos resultados 60% das crianças apresentam problemas de comportamento em nível clínico. Há correlação entre práticas parentais negativas e problemas de comportamento e entre habilidades sociais de cuidadores (HSE-P) e filhos. As pessoas que desistem do atendimento apresentam menor frequência e qualidade de HSE-P e mais problemas de comportamento. Não há diferenças nas comparações entre meninos e meninas. Os resultados realçam a importância de avaliar, no contexto clínico, os comportamentos de pais e de filhos de maneira contingente, por meio de diferentes instrumentos, de forma a apreender as relações entre os comportamentos problema e as potencialidades de ambos os interlocutores da interação social.

Palavras-chave : Práticas parentais; Problemas de comportamento; Habilidades sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License