SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue32Parental practices and children repertoire: characterization of the attendance demand and abandonment predictionThe knots of the individualism and the conjugality in Post Modernity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

SOARES, Dulce Helena Penna; AGUIAR, Fernando  and  GUIMARAES, Beatriz da Fontoura. O conceito de identificação no processo de escolha profissional. Aletheia [online]. 2010, n.32, pp. 134-146. ISSN 1413-0394.

Este artigo busca ampliar a reflexão a respeito da escolha profissional de jovens, assentado na premissa de que novos sentidos e compreensões heurísticas se descortinam com a consideração do conceito de identificação, conforme sua formulação em Freud e em Lacan. Considerando a adolescência, período em que comumente ocorre a escolha profissional, como um tempo de reordenação dos processos identitários no qual a situação edípica é recolocada em cena, torna-se relevante a consideração dos aspectos inconscientes que compõem o universo do sujeito e que determinam suas escolhas, inclusive a profissional. Para contextualizar a discussão, são apresentados alguns fragmentos de relatos de casos que tratam da escolha profissional de jovens, retirados da pesquisa de doutorado - da qual não se tem aqui a intenção de relatar - realizada por um dos autores deste artigo.

Keywords : Identificação; Psicanálise; Orientação profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License