SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Práticas parentais e repertório infantil: caracterização da demanda por atendimento e predição de abandonoOs nós do individualismo e da conjugalidade na Pós-Modernidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SOARES, Dulce Helena Penna; AGUIAR, Fernando  e  GUIMARAES, Beatriz da Fontoura. O conceito de identificação no processo de escolha profissional. Aletheia [online]. 2010, n.32, pp. 134-146. ISSN 1413-0394.

Este artigo busca ampliar a reflexão a respeito da escolha profissional de jovens, assentado na premissa de que novos sentidos e compreensões heurísticas se descortinam com a consideração do conceito de identificação, conforme sua formulação em Freud e em Lacan. Considerando a adolescência, período em que comumente ocorre a escolha profissional, como um tempo de reordenação dos processos identitários no qual a situação edípica é recolocada em cena, torna-se relevante a consideração dos aspectos inconscientes que compõem o universo do sujeito e que determinam suas escolhas, inclusive a profissional. Para contextualizar a discussão, são apresentados alguns fragmentos de relatos de casos que tratam da escolha profissional de jovens, retirados da pesquisa de doutorado - da qual não se tem aqui a intenção de relatar - realizada por um dos autores deste artigo.

Palavras-chave : Identificação; Psicanálise; Orientação profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License