SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue32The concept of identification in the process of the professional choiceWhen the World moves the living shivers: narratives of a cartographer in her meeting with a hospital coletive author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

VIEIRA, Érico Douglas  and  STENGEL, Márcia. Os nós do individualismo e da conjugalidade na Pós-Modernidade. Aletheia [online]. 2010, n.32, pp. 147-160. ISSN 1413-0394.

O individualismo é uma ideologia presente na Pós-Modernidade que toma o indivíduo como referência. Este trabalho procurou demonstrar como se dá a relação entre as individualidades e a conjugalidade, bem como entender de que maneira os sujeitos convivem com o desmapeamento presente na Pós-Modernidade. Amor romântico, amor líquido, formas tradicionais e igualitárias de relacionamento são alguns dos mapas contraditórios à disposição dos indivíduos. Para a realização da  pesquisa foram entrevistados três casais que moram juntos, sendo dois casais heterossexuais e um casal homossexual masculino. Os parceiros amorosos foram entrevistados separadamente, sendo o material coletado analisado em categorias através da análise de conteúdo. Observamos que os entrevistados esperam obter segurança do relacionamento e desejam que o vínculo amoroso seja duradouro desde que proporcione satisfações suficientes para justificar a sua continuidade. O convívio da individualidade com a conjugalidade pode representar uma fonte de conflitos entre o casal.

Keywords : Individualismo; Conjugalidade; Pós-modernidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License