SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue33Experiences of life and the process of social visibility of women who loves women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

FRASSETTO, Silvana Soriano  and  BAKOS, Daniela Di Giorgio Schneider. Estilos parentais e práticas educativas de pais de crianças com TDAH: um estudo piloto. Aletheia [online]. 2010, n.33, pp. 6-17. ISSN 1413-0394.

Estilos parentais e práticas educativas têm sido considerados preditores para o desenvolvimento infantil. Esta pesquisa teve como objetivo realizar um estudo piloto ao investigar e comparar os estilos parentais e as práticas educativas de pais de crianças com TDAH do tipo combinado e desatento. Participaram desta pesquisa 10 pais e seus filhos de 9 a 12 anos com diagnóstico de TDAH, que responderam ao Inventário de Estilos Parentais. Os resultados demonstram que não há diferença significativa nos estilos parentais quando se comparam os dois tipos de TDAH; porém, a punição inconsistente é significativamente maior na percepção dos pais no manejo dos filhos com TDAH combinado, quando comparado aos filhos com TDAH desatento. Além disso, dentro do grupo de TDAH do tipo combinado, a monitoria positiva, na percepção dos pais, é significativamente maior quando comparado ao que os filhos respondem em relação ao pai. Este estudo contribui para intervenções preventivas e psicoterápicas.

Keywords : Estilos parentais; Práticas educativas; TDAH.

        · abstract in English     · text in Portuguese