SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Escala de Altruísmo Autoinformado: evidências de validade de construtoPráticas educativas e estratégias de coping em crianças abrigadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

PIRES, Luísa Puricelli  e  FACCHIN, Tatiana Helena José. A Bela e a Fera: uma análise psicológica da personagem Bela. Aletheia [online]. 2010, n.33, pp. 45-55. ISSN 1413-0394.

Pensando no instigante sucesso do desenho animado "A Bela e a Fera", da Walt Disney, que teve grande repercussão mundial na época em que fora exibido, este artigo propõe-se a compreender o desenvolvimento psicológico da personagem Bela. Para tanto, algumas cenas do filme foram escolhidas para análise, com o aporte teórico de Sigmund Freud, tendo-se observado, com isso, a transformação ocorrida na vida psicossexual de Bela ao passar do Narcisismo para o Complexo de Édipo e a resolução deste. Foi entrelaçada a seguir, com a colaboração do entendimento de Marie-Louise Von Franz, a aquisição do Feminino por parte da personagem com a importância dos contos de fadas na construção da personalidade das crianças, que, a partir destes, vivenciam de forma lúdica os conflitos inerentes ao desenvolvimento psíquico, facilitando sua elaboração e aumentando sua capacidade de simbolização.

Palavras-chave : A Bela e a Fera; Desenvolvimento psíquico; Contos de fadas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português