SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33A Bela e a Fera: uma análise psicológica da personagem BelaAvaliação de indicadores de problemas de comportamento infantil relatados por pais e professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BATISTA, Giorgina Leni; SILVA, Patricia Santos da  e  REPPOLD, Caroline Tozzi. Práticas educativas e estratégias de coping em crianças abrigadas. Aletheia [online]. 2010, n.33, pp. 56-68. ISSN 1413-0394.

Este estudo investigou práticas educativas de pais e educadores sociais e estratégias de coping adotadas por crianças abrigadas. Participaram da pesquisa 20 crianças, entre sete e 11 anos. Elas responderam a duas entrevistas, que objetivavam identificar práticas educativas e problemas nos ambientes familiar e institucional, e as estratégias de coping utilizadas. Resultados mostraram preponderância das práticas coercitivas em ambos ambientes. No ambiente familiar, os problemas mais comuns foram conflitos conjugais, e as estratégias de coping mais citadas foram coping focado na emoção e inação. Problemas no ambiente institucional pareceram estar mais relacionados a conflitos com pares. O coping focado no problema e a busca de apoio dos educadores foram estratégias mais frequentes para lidar com esta situação. O conhecimento destes aspectos subsidia a elaboração de programas de treinamento para os pais e educadores sociais que possam contribuir ao processo de socialização das crianças abrigadas, considerando as dificuldades próprias do contexto.

Palavras-chave : Práticas educativas; Estratégias de coping; Crianças abrigadas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português