SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue33Educational practices and coping strategies for sheltered childrenTo write a life: happening (événement) and biographeme author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

PEDRINI, Juliana Rigon  and  FRIZZO, Giana Bitencourt. Avaliação de indicadores de problemas de comportamento infantil relatados por pais e professores. Aletheia [online]. 2010, n.33, pp. 69-83. ISSN 1413-0394.

O presente estudo investigou os indicadores de problemas de comportamento de internalização e externalização de 88 crianças de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre/RS, de acordo com o CBCL e TRF. Foram comparados os relatos de pais e professores em geral e posteriormente diferenças de sexo entre as crianças. Houve concordância significativa no relato de pais e professores quanto à externalização, mas não em relação à internalização. Houve, no relato tanto de pais como de professores, um alto índice de comorbidade entre indicadores de internalização e externalização. Não foram encontradas diferenças significativas entre o sexo das crianças. De forma geral, os resultados destacaram maior relato parental de problemas de internalização enquanto os professores relataram mais os comportamentos de externalização, por serem os que interferem no ambiente escolar.

Keywords : Problemas de comportamento; Escola; Internalização; Externalização.

        · abstract in English     · text in Portuguese