SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Escrever uma vida: biografia e acontecimentoComunicação silenciosa mãe-bebê na visão winnicottiana: reflexões teórico-clínicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

HOLDERBAUM, Candice Steffen  e  SALLES, Jerusa Fumagalli de. Priming semântico em crianças: efeitos da força de associação semântica e frequência do alvo. Aletheia [online]. 2010, n.33, pp. 95-108. ISSN 1413-0394.

O priming semântico é um tipo de memória implícita que se caracteriza pelo efeito facilitador de um estímulo precedente no processamento de um estímulo posterior, causado pela relação semântica existente entre os dois. O objetivo deste estudo foi verificar relações entre os efeitos de priming semântico em crianças de 3ª série do Ensino Fundamental e as variáveis força de associação entre prime e alvo e frequência do alvo. Para isso, foram feitas correlações entre estas variáveis. Os resultados mostraram que quanto maior a frequência de ocorrência da palavra-alvo, mais rápidas e precisas eram as respostas das crianças na tarefa de decisão lexical. Além disso, verificou-se uma fraca correlação negativa entre a força de associação prime-alvo e as variáveis tempo de reação e precisão das respostas. Estes achados trazem implicações para a construção e interpretação de tarefas/experimentos de avaliação de funções cognitivas com estímulos linguísticos. Além disso, demonstram há necessidade de controlar e/ou manipular certas variáveis psicolinguísticas dos estímulos para aumentar a qualidade dos experimentos.

Palavras-chave : Priming semântico; Força de associação; Frequência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português