SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Priming semântico em crianças: efeitos da força de associação semântica e frequência do alvoO abuso sexual no contexto psicanalítico: das fantasias edípicas do incesto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

TELLES, Josiane Cristina Coradi Prado; SEI, Maíra Bonafé  e  ARRUDA, Sérgio Luiz Saboya. Comunicação silenciosa mãe-bebê na visão winnicottiana: reflexões teórico-clínicas. Aletheia [online]. 2010, n.33, pp. 109-122. ISSN 1413-0394.

Objetivou-se discutir a comunicação silenciosa entre mãe e bebê, a partir do pensamento de Winnicott. Fez-se uma pesquisa qualitativa, baseada no método clínico e referencial psicanalítico, por meio do estudo de caso de uma criança, com 8 anos de idade e dificuldades no desenvolvimento da fala, sem causa orgânica, atendida em psicoterapia de orientação psicodinâmica, em que aspectos teóricos são ilustrados pelo atendimento clínico realizado. No caso relatado, foram levantadas hipóteses de a mãe haver falhado em propiciar ao filho um ambiente facilitador durante os primeiros meses de vida, assim como houve falhas do pai e do ambiente por não terem propiciado o suporte emocional satisfatório para a genitora. A dificuldade de expressão verbal da criança estava relacionada com a manutenção de uma comunicação silenciosa primitiva, que significaria a garantia da sobrevivência psíquica, diante de um ambiente que não havia se configurado, até então, como suficientemente bom.

Palavras-chave : Comunicação não verbal; Relações mãe-filho; Desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português