SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33O abuso sexual no contexto psicanalítico: das fantasias edípicas do incestoRevisão da literatura brasileira sobre a problemática do desenvolvimento de crianças assistidas por clínicas-escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

GOMES, Cema Cardona; COMIS, Thiago Osório  e  ALMEIDA, Rosa Maria Martins de. Transtorno obsessivo-compulsivo nas diferentes faixas etárias. Aletheia [online]. 2010, n.33, pp. 138-150. ISSN 1413-0394.

O transtorno obsessivo-compulsivo submete o portador a um ciclo de pensamentos e comportamentos em busca de uma satisfação momentânea. Os sintomas são semelhantes, independente da faixa etária, e as repercussões se dão nos principais setores da vida dos acometidos por transtorno. Por isso, o tratamento é importante, auxiliando na amenização dos efeitos causados pelo TOC. Assim, o presente artigo, por meio de revisão teórica, teve por objetivo discutir sobre o transtorno e verificar se dentro das faixas etárias evolutivas existe diferenças nas características, repercussões e forma de tratamento, a partir da abordagem da terapia cognitivo-comportamental. Pôde-se concluir que o TOC apresenta algumas diferenças entre as faixas etárias, principalmente, relacionadas ao tipo de repercussões e a forma de tratamento do transtorno.

Palavras-chave : Faixas etárias; Transtorno obsessivo-compulsivo; Terapia cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português