SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Transtorno obsessivo-compulsivo nas diferentes faixas etáriasVivências de um serviço de psicologia junto a um núcleo de assistência judiciária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BOAZ, Cristine  e  NUNES, Maria Lúcia Tiellet. Revisão da literatura brasileira sobre a problemática do desenvolvimento de crianças assistidas por clínicas-escola. Aletheia [online]. 2010, n.33, pp. 151-165. ISSN 1413-0394.

O objetivo do estudo é revisar a literatura brasileira sobre a problemática de desenvolvimento de crianças assistidas em clínicas-escola de 1980 a 2008, para avaliar mudanças nos problemas desenvolvimentais em relação ao sexo da criança. Os artigos são oriundos das bases eletrônicas Bvs, Indexpsi, Lilacs, Pepsic e Scielo, a partir dos descritores clínicas-escola, crianças, desenvolvimento infantil, o que resultou em 22 artigos, divididos em três grupos, de acordo com a análise de dados realizada. Foi possível identificar o perfil mais frequente entre os sexos: mais meninos do que meninas apresentam problemas de aprendizagem e comportamento do tipo externalizante. Entretanto, não há dados inferenciais que permitam afirmar diferenças entre os problemas desenvolvimentais em relação a sexo, o que, por sua vez, impossibilita concluir se os problemas desenvolvimentais por sexo mudaram ao longo do tempo.

Palavras-chave : Clínica-escola; Crianças; Problemática do desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português