SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue33Literature review about children's development problems in school clinics in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

CUNICO, Sabrina Daiana; MOZZAQUATRO, Caroline de Oliveira; ARPINI, Dorian Mônica  and  SILVA, Milena Leite. Vivências de um serviço de psicologia junto a um núcleo de assistência judiciária. Aletheia [online]. 2010, n.33, pp. 166-176. ISSN 1413-0394.

O estudo apresenta o resultado da experiência em mediação familiar desenvolvida em um Núcleo de Práticas Judiciárias numa instituição pública de ensino, através de projeto de extensão. O objetivo deste trabalho é compartilhar as vivências do serviço de psicologia inserido em um espaço eminentemente jurídico. A compreensão dos aspectos subjetivos envolvidos nos conflitos familiares, a saber, separação/divórcio, guarda, visitação e pensão alimentícia foi o foco de atenção das mediações familiares realizadas, as quais visaram minimizar o sofrimento e buscar o entendimento entre as partes envolvidas. Os resultados obtidos apontam a importância da inserção da psicologia junto aos conflitos de família, assim como a discussão sobre as diferentes modalidades de guarda. Destaca-se a preocupação com relação ao exercício da parentalidade quando termina a conjugalidade. Por fim, salienta-se o empoderamento das partesS na resolução de seus conflitos, um dos propósitos da mediação familiar.

Keywords : Família; Relações familiares; Psicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese