SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Relações entre percepção corporal, autoconceito e traços depressivos em crianças escolares com e sem excesso de peso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FREITAS, Lia Beatriz de Lucca; MILESKI, Aline Zimmermann  e  TUDGE, Jonathan Richard Henry. O juízo moral das crianças sobre a ingratidão. Aletheia [online]. 2011, n.34, pp. 6-18. ISSN 1413-0394.

Apresentam-se resultados de um estudo que examinou o juízo moral das crianças sobre a ingratidão. Participaram 77 crianças (49% do sexo feminino), distribuídas em três grupos (5-6, 8-9 e 11-12 anos). Utilizaram-se duas histórias protagonizadas por um(a) benfeitor(a) e um(a) ingrato(a). Após cada história, realizou-se uma entrevista com a criança. A maioria dos participantes reprovou a ação do ingrato. Encontraram-se três tipos de justificativa para sua reprovação e duas diferenças significativas entre os grupos etários: (a) as consequências da ação diminuíram com o aumento da idade e (b) a reciprocidade predominou entre as crianças de 8 anos ou mais. A relação de amizade apareceu em todas as idades. Os resultados, discutidos à luz da literatura, sugerem questões de pesquisa.

Palavras-chave : Desenvolvimento; Juízo moral; Ingratidão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português