SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34The moral judgment of children about ingratitudePrevalence of behavior problems in a sample of school age children of Porto Alegre author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

BORDIGNON, Suelen  and  TEODORO, Maycoln L. M.. Relações entre percepção corporal, autoconceito e traços depressivos em crianças escolares com e sem excesso de peso. Aletheia [online]. 2011, n.34, pp. 19-31. ISSN 1413-0394.

Ainda é controversa a existência de associações entre construtos psicológicos e estados nutricionais. O presente trabalho teve por objetivo verificar as relações entre autoconceito, traços depressivos, satisfação e percepção corporal entre crianças com e sem excesso de peso. Participaram do estudo 45 meninos e 34 meninas entre 7 e 12 anos (Média=9,33, DP=1,46) de uma escola pública, que responderam ao Questionário Sociodemográfico e Corporal, à Escala Piers-Harris de Autoconceito, à Children's Figure Rating Scale, ao Inventário de Depressão Infantil (CDI) e tiveram seu peso e altura aferidos. Os resultados não apontaram associações entre o autoconceito e traços depressivos com o estado nutricional, mas sim com a percepção e satisfação corporal. Crianças com peso normal e excesso de peso não apresentaram diferença na percepção do estado nutricional. Dessa forma, traços depressivos e autoconceito parecem estar mais associados à percepção e insatisfação com o corpo do que com o estado nutricional.

Keywords : Imagem corporal; Sobrepeso; Autoconceito.

        · abstract in English     · text in Portuguese