SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34O juízo moral das crianças sobre a ingratidãoPrevalência de problemas de comportamento em uma amostra de crianças em idade escolar da cidade de Porto Alegre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BORDIGNON, Suelen  e  TEODORO, Maycoln L. M.. Relações entre percepção corporal, autoconceito e traços depressivos em crianças escolares com e sem excesso de peso. Aletheia [online]. 2011, n.34, pp. 19-31. ISSN 1413-0394.

Ainda é controversa a existência de associações entre construtos psicológicos e estados nutricionais. O presente trabalho teve por objetivo verificar as relações entre autoconceito, traços depressivos, satisfação e percepção corporal entre crianças com e sem excesso de peso. Participaram do estudo 45 meninos e 34 meninas entre 7 e 12 anos (Média=9,33, DP=1,46) de uma escola pública, que responderam ao Questionário Sociodemográfico e Corporal, à Escala Piers-Harris de Autoconceito, à Children's Figure Rating Scale, ao Inventário de Depressão Infantil (CDI) e tiveram seu peso e altura aferidos. Os resultados não apontaram associações entre o autoconceito e traços depressivos com o estado nutricional, mas sim com a percepção e satisfação corporal. Crianças com peso normal e excesso de peso não apresentaram diferença na percepção do estado nutricional. Dessa forma, traços depressivos e autoconceito parecem estar mais associados à percepção e insatisfação com o corpo do que com o estado nutricional.

Palavras-chave : Imagem corporal; Sobrepeso; Autoconceito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português