SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Relações entre percepção corporal, autoconceito e traços depressivos em crianças escolares com e sem excesso de pesoFatores emocionais associados ao aleitamento materno exclusivo e sua interrupção precoce: um estudo qualitativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BORSA, Juliane Callegaro  e  NUNES, Maria Lucia Tiellet. Prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de crianças em idade escolar da cidade de Porto Alegre. Aletheia [online]. 2011, n.34, pp. 32-46. ISSN 1413-0394.

Este estudo investigou a prevalência de problemas de comportamento, medidos através do CBCL, em uma amostra de 366 crianças, estudantes de primeira a quarta série do ensino fundamental da cidade de Porto Alegre, RS. Os dados foram coletados a partir das informações obtidas por pais, mães ou demais cuidadores. Verificou-se uma alta prevalência de problemas de comportamentos na presente amostra. Os problemas de comportamento do tipo agressivo e também os do tipo internalizante foram predominantes. Quanto ao sexo, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas. Ao considerar as variáveis sociodemográficas, verificou-se que a presença de doença crônica na criança, a frequência em escola pública, a ocorrência de separação dos pais e o baixo nível de escolaridade destes, estão fortemente associadas aos problemas de comportamento das crianças. Conclui-se que as variáveis do contexto em que a criança está inserida exercem influência relevante na manifestação de problemas de comportamento.

Palavras-chave : Crianças; Avaliação; Problemas de comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português