SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Fatores emocionais associados ao aleitamento materno exclusivo e sua interrupção precoce: um estudo qualitativoAdolescentes que vivenciam a ausência paterna temporária: características pessoais e planos em relação ao futuro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BOLSSON, Juliana Zinelli  e  BENETTI, Silvia Pereira da Cruz. Angústia infantil: um estudo de caso clínico. Aletheia [online]. 2011, n.34, pp. 61-80. ISSN 1413-0394.

O presente artigo apresenta os resultados de um estudo de caso clínico que buscou compreender os processos psíquicos associados às manifestações de angústia e do sintoma na infância. Com base na teoria psicanalítica, pretendeu-se identificar a representação do paciente de suas figuras parentais, assim como seu lugar na trama familiar. A compreensão deste caso foi realizada através das sessões de psicoterapia de orientação psicanalítica e do Teste das Fábulas (Cunha & Nunes, 1993). A análise do caso permitiu verificar que a angústia estava associada às questões da configuração familiar que colocavam o paciente em uma posição de dependência da função materna (exercida pela avó). Supõe-se que a representação era de uma figura materna sufocante, ficando alienado no lugar de objeto. Espera-se, com este trabalho, fornecer subsídios para o aprimoramento teórico conceitual da angústia e do sintoma na infância, bem como para o trabalho clínico em psicoterapia de orientação psicanalítica.

Palavras-chave : Angústia; Sintoma; Infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português