SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34Anguish child: a clinical case studyParental practices of adults and adolescents mothers with babies between one and twelve months author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

SGANZERLA, Ilciane Maria  and  LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro. Adolescentes que vivenciam a ausência paterna temporária: características pessoais e planos em relação ao futuro. Aletheia [online]. 2011, n.34, pp. 81-95. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste estudo foi relatar características mencionadas por adolescentes do sexo feminino, em avaliação para psicoterapia, acerca de si mesmas, bem como seus planos em relação ao futuro. Participaram do estudo cinco adolescentes de 13 a 17 anos, que vivenciavam em seus contextos familiares a ausência paterna temporária. Através de análise qualitativa de conteúdo dos relatos das sessões, foram organizadas duas categorias: características pessoais e planos em relação ao futuro. Foi possível identificar características da adolescência, como a busca por relações de amizade e a dependência econômica dos pais. Também foram reveladas outras características, tais como um desejo de ajudar os outros, planos futuros bem elaborados e um receio de repetir a escolha conjugal materna. Cabe destacar que as adolescentes apresentaram uma descrição bastante apurada de si mesmas. Sugere-se que novos estudos abordem também a percepção de pais e mães acerca de suas filhas, a fim de complementar essa descrição.

Keywords : Adolescência; Avaliação para psicoterapia; Ausência paterna.

        · abstract in English     · text in Portuguese