SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Adolescentes que vivenciam a ausência paterna temporária: características pessoais e planos em relação ao futuroFamília e abuso sexual na perspectiva de adolescentes em situação de vulnerabilidade social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim; ALTAfiM, Elisa Rachel Pisani  e  SCHIAVO, Rafaela de Almeida. Práticas parentais de mães adultas e adolescentes com bebês de um a doze meses. Aletheia [online]. 2011, n.34, pp. 96-108. ISSN 1413-0394.

As práticas parentais possuem uma função primordial no desenvolvimento infantil e uma estreita relação com os seus repertórios comportamentais. O presente estudo objetivou analisar práticas de mães de bebês adultas e adolescentes, comparando-as com a idade dos bebês. Participaram 111 mães de bebês de um a doze meses de idade, sendo 59 adultas e 52 adolescentes. As participantes responderam a um inventário de estilos e práticas parentais. Considerando a idade dos bebês, foram encontradas diferenças significativas em relação a algumas práticas. Ao comparar as mães, adultas e adolescentes, não foram encontradas diferenças significativas. Este trabalho mostra a importância de se conhecerem as práticas parentais de mães de bebês, para fornecer subsídios na elaboração de programas de intervenções.

Palavras-chave : Comportamento materno; Práticas parentais; Mãe adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português