SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34Parental practices of adults and adolescents mothers with babies between one and twelve monthsThe sibling subsystem in remarried families author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

SIQUEIRA, Aline Cardoso; ARPINI, Dorian Mônica  and  SAVEGNAGO, Sabrina Dal Ongaro. Família e abuso sexual na perspectiva de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Aletheia [online]. 2011, n.34, pp. 109-122. ISSN 1413-0394.

A violência sexual contra meninas constitui-se em um problema de dimensões alarmantes para a sociedade. Assim, este estudo objetivou compreender as concepções e crenças sobre o abuso sexual, as relações e reações familiares de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Participaram 30 adolescentes, de 12 a 16 anos, que frequentavam um projeto social de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu através de grupos focais. Os resultados destacam que as participantes compreendem o abuso sexual como um evento estressor, difícil de ser enfrentado pela vítima. Elas citaram vergonha, ameaças do agressor, dependência entre família e perpetuador, ausência de comunicação entre pais e filhos e proximidade entre mãe e companheiro como aspectos presentes nesse fenômeno. Políticas específicas que venham atuar junto às famílias, tanto do ponto de vista preventivo, quanto do enfrentamento da violência sexual são propostas e discutidas.

Keywords : Violência sexual; Relações familiares; Vulnerabilidade social.

        · abstract in English     · text in Portuguese