SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34O subsistema fraterno na família recasadaRemissão sintomática e qualidade de vida em pacientes com depressão maior tratados com antidepressivo: um estudo prospectivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MARIANO, Fabiana Leite Rabello  e  FIAMENGHI JR., Geraldo A.. Avós/cuidadoras e seus netos com deficiência: uma experiência em musicoterapia. Aletheia [online]. 2011, n.34, pp. 138-150. ISSN 1413-0394.

Membros da família extensa, como avós, podem auxiliar a aliviar o estresse causado pelo nascimento de uma criança com deficiência. Estudos sugerem que os avos sejam incluídos em programas de intervenção. Também foi comprovado que a musicoterapia é útil para lidar com dificuldades emocionais. O objetivo desse trabalho foi observar a interação entre díades de avós/cuidadoras e seus netos com deficiência em uma atividade musical. Organizou-se uma sequência de atividades musicais durante uma sessão de 50 minutos. Os resultados sugerem que o contexto musical pode auxiliar na interação entre avó e neto, apesar da deficiência da criança. Os elementos musicais foram facilitadores para a expressão emocional dos bebês e de suas avós, principalmente expressões e atitudes positivas. Os bebês com deficiência demonstraram uma disposição para envolver-se em trocas interativas e musicais, sugerindo que a musicoterapia pode auxiliar no desenvolvimento da saude emocional de famílias de crianças com deficiência.

Palavras-chave : Deficiência; Avós; Musicoterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português