SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35-36A influência da raiva e da empatia sobre a satisfação conjugalMotivação para aprender: evidência de validade convergente entre duas medidas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

MEZZALIRA, Adinete Sousa da Costa  y  GUZZO, Raquel Souza Lobo. Acompanhamento e promoção do desenvolvimento na educação infantil: algumas contribuições da psicologia escolar. Aletheia [online]. 2011, n.35-36, pp. 22-35. ISSN 1413-0394.

Essa pesquisa investigou os fatores que estariam interferindo no acompanhamento e na promoção do desenvolvimento das crianças em uma instituição pública de Educação Infantil, bem como avaliou a opinião das educadoras acerca de uma proposta de acompanhamento do desenvolvimento infantil. A pesquisa adota a metodologia qualitativa e utiliza duas fontes de informação: diários de campo e entrevista. As informações obtidas foram analisadas e agrupadas com vistas à construção de categorias. Os resultados encontrados com relação ao primeiro objetivo foram: dificuldade em desenvolver atividades pedagógicas coletivamente; decisões da equipe gestora sem a participação das educadoras; críticas destrutivas e/ou descrédito ao trabalho do educador; espaço de trabalho docente pouco aproveitado; relação conflituosa entre escola e família; e, o contexto de violência da criança. A respeito do segundo objetivo os resultados apontaram que as professoras necessitam de um instrumento que as auxiliem no acompanhamento do desenvolvimento dos seus alunos no contexto escolar.

Palabras clave : Educação infantil; Psicologia do desenvolvimento; Psicólogo escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués