SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35-36Acompanhamento e promoção do desenvolvimento na educação infantil: algumas contribuições da psicologia escolarA latência na atualidade: considerações sobre crianças encaminhadas para psicoterapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; MOGNON, Jocemara Ferrreira; ALCARA, Adriana Rosecler  e  LEMOS, Thalyta Hulsen. Motivação para aprender: evidência de validade convergente entre duas medidas. Aletheia [online]. 2011, n.35-36, pp. 36-50. ISSN 1413-0394.

Este trabalho teve como objetivo buscar evidência de validade convergente entre a Escala de Motivação para Aprendizagem em Universitários (EMAPRE-U) e a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos Universitários (EMA-U) e, também, verificar possíveis diferenças entre as variáveis sexo, idade, área do conhecimento e semestre do curso. Participaram da pesquisa 302 alunos de duas universidades particulares do interior do estado de São Paulo, com idades entre 17 e 48 anos (M=24,1 anos), sendo 214 (70,86%) do sexo feminino. Os estudantes frequentavam diferentes cursos de graduação e cursavam entre o 1º e o 9º semestres. A aplicação dos instrumentos foi coletiva e ocorreu em sala de aula. Os resultados indicaram correlações positivas e significativas da meta aprender e da meta performance-evitação com a motivação intrínseca. Ainda, correlações negativas da meta aprender e da meta performance-evitação com a motivação extrínseca. Também, foram encontradas diferenças estatisticamente significativas para as variáveis sexo, idade e área do conhecimento.

Palavras-chave : Motivação para aprender; Ensino superior; Escalas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português