SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35-36A latência na atualidade: considerações sobre crianças encaminhadas para psicoterapiaSer alguém na vida: uma análise institucional do discurso de estudantes do litoral paranaense índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SOUZA, Glaucia Gabriela Bagattini de; SIMAO, Adriana Nobre de Paula; LIMA, Ricardo Franco de  e  CIASCA, Sylvia Maria. Desempenho cognitivo de crianças e jovens com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Aletheia [online]. 2011, n.35-36, pp. 69-78. ISSN 1413-0394.

O presente artigo teve como objetivo comparar os resultados do desempenho cognitivo de crianças e jovens diagnosticados com os diferentes subtipos do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III). Foram analisados dados dos registros de 24 prontuários de crianças e jovens entre 06 e 14 anos, ambos os gêneros, cursando ensino fundamental, que foram diagnosticados com TDAH subtipos desatento e combinado. Os resultados apontaram que o desempenho obtido pelo grupo subtipo combinado foi melhor em relação ao grupo subtipo predominantemente desatento em todos os QIs e índices fatoriais avaliados, embora com diferença significativa apenas em relação ao QI Verbal, QI Total, Índice de Compreensão Verbal e Índice de Resistência a Distração. Tais resultados sugerem que crianças/jovens com TDAH subtipo combinado apresentam melhores resultados no WISC III em relação ao subtipo desatento.

Palavras-chave : Transtorno da Falta de Atenção com Hiperatividade; Escala de Inteligência Wechsler para Crianças; Funcionamento intelectual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português