SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35-36Desempenho cognitivo de crianças e jovens com Transtorno do Déficit de Atenção e HiperatividadeDesvelando sentidos no trabalho de mulheres na produção avícola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

VALORE, Luciana Albanese  e  GUIRADO, Marlene. Ser alguém na vida: uma análise institucional do discurso de estudantes do litoral paranaense. Aletheia [online]. 2011, n.35-36, pp. 79-94. ISSN 1413-0394.

Referenciado na Análise Institucional do Discurso, o estudo investigou os sentidos atribuídos ao "ser alguém na vida" no discurso de estudantes do ensino médio de uma escola pública do litoral paranaense. Realizaram-se entrevistas, cuja análise buscou delinear os modos de produção de subjetividade, atentando-se à maneira pela qual as falas se organizavam e às relações que estabeleciam com outros discursos. Evidenciou-se uma configuração do "ser alguém na vida" enunciada como transposição/legitimação das expectativas familiares e docentes, num dizer de si constituído em oposição aos que "não querem nada com nada" (lugar em geral atribuído a muitos jovens do litoral). Ao mesmo tempo, pôde-se identificar certa resistência na ordem dos discursos instituídos: ao assumirem um posicionamento pessoal em seu querer e ao relativizarem lugares e práticas, alguns estudantes não deixaram de sinalizar o desejo de serem escutados naquilo que suas vozes têm a dizer.

Palavras-chave : Projeto de vida; Discurso; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português