SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35-36Desvelando sentidos no trabalho de mulheres na produção avícolaBem-estar, lócus de controle e crença no mundo justo de trabalhadores da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MARQUES, Daiane Maus  e  NARDI, Henrique Caetano. Anormais, bárbaros e bárbaras: trajetórias de vida e homossexuais e clínica psicológica. Aletheia [online]. 2011, n.35-36, pp. 109-122. ISSN 1413-0394.

O artigo aborda a forma como as práticas das clínicas psicológicas se confrontam com a diversidade sexual, a partir da análise das trajetórias de vida de cinco sujeitos homossexuais que passaram por atendimento psicológico. Como ferramenta de pesquisa empírica foram utilizadas entrevistas baseadas na perspectiva das trajetórias de vida. Nas entrevistas foi utilizada uma questão inicial: Como a questão da orientação sexual foi abordada durante o tratamento psicológico? O objetivo da pergunta inicial foi estimular o/a entrevistado/entrevistada a relatar impressões do atendimento psicológico em relação à homossexualidade. Utilizou-se para a análise os conceitos de formação discursiva e enunciado, oriundos da perspectiva arqueológica de Foucault, acoplada à abordagem genealógica apresentada pelo autor. O instrumental teórico foi embasado em Michel Foucault e Judith Butler. Nossa análise indica que o/a homossexual ainda ocupa, na clínica psicológica especificamente e na sociedade em geral, o lugar de anormal e de bárbaro/bárbara. A perspectiva teórica utilizada toma os conceitos de dispositivo da sexualidade e heteronormatividade como centrais para a compreensão da resistência conservadora das práticas clínicas frente aos avanços institucionais de reconhecimento social da homossexualidade.

Palavras-chave : Homossexualidade; Heteronormatividade; Trajetória de vida; Clínica psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português