SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35-36Anormais, bárbaros e bárbaras: trajetórias de vida e homossexuais e clínica psicológicaDa substituição à alternância: a legislação em saúde mental e a rede de serviços na cidade de Porto Alegre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SANTOS, Juliana Xavier; TORRES, Ana Raquel Rosas  e  ZANINI, Daniela Sacramento. Bem-estar, lócus de controle e crença no mundo justo de trabalhadores da saúde. Aletheia [online]. 2011, n.35-36, pp. 123-136. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste estudo foi analisar o bem-estar dos trabalhadores da saúde de um centro de reabilitação e readaptação, relacionando-o com a crença no mundo justo e com o lócus de controle. Participaram 146 profissionais que responderam a um questionário formado por perguntas sobre dados sócio-demográficos, o bem-estar físico e psicológico, lócus de controle e a crença no mundo justo. Os resultados mostram uma relação positiva entre lócus de controle externo e bem-estar, e uma relação negativa entre lócus de controle interno e bem-estar. Não houve relação significativa na relação entre crença no mundo justo e bem-estar. Estes resultados são discutidos ressaltando que as diferenças com a literatura devem-se ao nível de análise dos instrumentos utilizados e não a inconsistências teóricas.

Palavras-chave : Bem-estar; Lócus de controle; Crença no mundo justo em profissionais da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português