SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35-36Bem-estar, lócus de controle e crença no mundo justo de trabalhadores da saúdeA entrevista motivacional em grupos de obesas no tratamento da compulsão alimentar periódica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

NUNES, Karla Gomes  e  GUARESCHI, Neuza M. de F.. Da substituição à alternância: a legislação em saúde mental e a rede de serviços na cidade de Porto Alegre. Aletheia [online]. 2011, n.35-36, pp. 137-153. ISSN 1413-0394.

Analisa-se a articulação entre a proposição de políticas públicas de saúde mental e as estratégias para a reorientação do modelo assistencial em saúde mental a partir dos movimentos pela Reforma Psiquiátrica brasileira. Parte-se da perspectiva genealógica de Michel Foucault, o que implica descrever as rupturas e continuidades entre a atual legislação de saúde mental e a implementação de estabelecimentos por ela preconizados. A primeira parte do estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, enquanto a segunda fundamenta-se em um levantamento dos serviços de saúde mental existentes na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O alinhamento entre os dados referentes aos serviços implementados na cidade e as propostas inscritas nos documentos oficiais possibilita observar que, em ambos os casos, o discurso pela criação de uma rede de serviços substitutiva aos manicômios é recoberto pelo estabelecimento de alternativas à internação e não por sua superação.

Palavras-chave : Reforma psiquiátrica; Políticas públicas; Serviços de saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português