SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35-36Da substituição à alternância: a legislação em saúde mental e a rede de serviços na cidade de Porto AlegreMillon Clinical Multiaxial Inventory-III: tradução e adaptação semântica dos itens para o Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MORAES, Cibele Fernandes de  e  OLIVEIRA, Margareth Silva de. A entrevista motivacional em grupos de obesas no tratamento da compulsão alimentar periódica. Aletheia [online]. 2011, n.35-36, pp. 154-167. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste artigo foi realizar um estudo pré-experimental com a Entrevista Motivacional em grupo para o tratamento da Compulsão Alimentar Periódica. A amostra foi constituída de 30 mulheres, com idade média de 34,73 anos e IMC médio de 37,30 kg/m². Durante seis encontros, 14 mulheres obesas com Compulsão Alimentar Periódica foram avaliadas com a Escala da Compulsão Alimentar Periódica, Inventário de Depressão de Beck e Inventário de Ansiedade de Beck para analisar os níveis de Compulsão Alimentar Periódica, ansiedade e depressão antes e depois da intervenção. Os resultados mostraram que as três escalas apresentaram diferenças significativas ao nível de significância de 5% no antes e depois da intervenção com o uso do Teste T para amostra pareada. Conclui-se que a Entrevista Motivacional pode ser uma boa intervenção terapêutica no tratamento da Compulsão Alimentar Periódica.

Palavras-chave : Compulsão alimentar periódica; Entrevista motivacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português