SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35-36Cuidados paliativos no Brasil: revisão integrativa da literatura científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MAZON, Catia Cristina Xavier et al. Tratamento interdisciplinar das hepatites virais no Hospital Estadual Bauru: relato de experiência. Aletheia [online]. 2011, n.35-36, pp. 190-201. ISSN 1413-0394.

Este trabalho apresenta a experiência de uma abordagem interdisciplinar, desenvolvida na modalidade de pesquisa-ação, no atendimento ambulatorial a um grupo de 20 pacientes em tratamento da hepatite C. As especialidades envolvidas no projeto foram: assistência social, enfermagem, gastroenterologia, infectologia, nutrição e psicologia. Os objetivos do atendimento interdisciplinar foram manter a qualidade de vida do portador da doença, diante dos efeitos colaterais das medicações prescritas, reduzir os índices de abandono do tratamento, promover a participação do paciente no processo saúde-doença e na intervenção desse processo. Os métodos utilizados foram atendimentos individuais e grupo de apoio para os pacientes, com a integração cooperativa da equipe interdisciplinar. Como resultado dessa abordagem no primeiro ano de implantação obteve-se 100% de adesão dos pacientes ao tratamento, com relatos de experiências incentivadoras à continuidade de ações interdisciplinares. Ressalta-se a constatação de alto índice de cura dos pacientes, superior aos obtidos em outros centros de referência.

Palavras-chave : Saúde coletiva; Hepatite C; Atendimento interdisciplinar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português