SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Extravasation work-family: when working conditions contribute to maternal abusive practices? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

SAFORCADA, Enrique. Saúde comunitária, gestão de saúde positiva e determinantes sociais da saúde e da doença. Aletheia [online]. 2012, n.37, pp. 7-22. ISSN 1413-0394.

Neste artigo são caracterizados os paradigmas vigentes em saúde pública, centrando-se no paradigma da saúde comunitária. Considerando-se que este é um perfil de concepções e práticas de emergência recente, é necessário um processo de construção integrado com a comunidade de maneira a que ambos os componentes, equipe profissional e comunidade, pensem e atuem em função deste paradigma a fim de desenvolver processos de gestão de saúde positiva, validando sua eficácia e eficiência na medida em que se avança em sua difusão. Em seguida, são explicitados os componentes principais da gestão de saúde positiva para finalizar com um desenvolvimento integral do tema dos determinantes sociais da saúde, tendo em conta o grande problema da doença pública.

Keywords : Saúde comunitária; Gestão de saúde positiva; Determinantes sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )