SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Extravasación trabajo-familia: cuando las condiciones de trabajo contribuyen a prácticas maternas abusivas? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

SAFORCADA, Enrique. Saúde comunitária, gestão de saúde positiva e determinantes sociais da saúde e da doença. Aletheia [online]. 2012, n.37, pp. 7-22. ISSN 1413-0394.

Neste artigo são caracterizados os paradigmas vigentes em saúde pública, centrando-se no paradigma da saúde comunitária. Considerando-se que este é um perfil de concepções e práticas de emergência recente, é necessário um processo de construção integrado com a comunidade de maneira a que ambos os componentes, equipe profissional e comunidade, pensem e atuem em função deste paradigma a fim de desenvolver processos de gestão de saúde positiva, validando sua eficácia e eficiência na medida em que se avança em sua difusão. Em seguida, são explicitados os componentes principais da gestão de saúde positiva para finalizar com um desenvolvimento integral do tema dos determinantes sociais da saúde, tendo em conta o grande problema da doença pública.

Palabras clave : Saúde comunitária; Gestão de saúde positiva; Determinantes sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )