SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Community health, positive health management and social determinants of health and diseaseFamily violence as a risk factor for school bullying: context and possibilities for intervention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

CALHEIROS, Maria Manuela; LIMA, Maria Luísa  and  SILVA, Carla. Extravasamento trabalho-família: quando é que as condições de trabalho contribuem para práticas maternas abusivas?. Aletheia [online]. 2012, n.37, pp. 23-41. ISSN 1413-0394.

Na análise do equilíbrio trabalho-família, tem-se salientado o efeito de extravasamento (spillover). Neste estudo, realizado por entrevista semiestruturada a uma amostra de 102 mães portuguesas (incluindo 79 sinalizadas por mau trato e negligência), abordam-se os impactos da situação profissional das mães nas práticas parentais abusivas. Os resultados sugerem, como prevíamos, que a relação da situação profissional (estatuto e horas de trabalho) com a parentalidade abusiva não é directa, mas moderada por algumas variáveis psicossociais. Encontraram-se efeitos de extravasamento negativo para o mau trato materno em condições de fracos recursos pessoais percebidos e de insatisfação laboral; o extravasamento negativo para negligência materna ocorre apenas quando há pouco controlo percebido sobre a situação de trabalho ou atribuições internas de incapacidade. Por outro lado, o efeito de extravasamento pode ser positivo quando as mães atribuem os problemas laborais a factores externos (e.g., condições de trabalho).

Keywords : Trabalho-família; Maternidade abusiva; Factores de bem-estar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )