SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Extravasación trabajo-familia: cuando las condiciones de trabajo contribuyen a prácticas maternas abusivas?Fortalecimiento de las redes sociales: desafíos y posibilidades em la prevención del uso de drogas em la atención primaria de salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

LOURENCO, Lélio Moura  y  SENRA, Luciana Xavier. A violência familiar como fator de risco para o bullying escolar: contexto e possibilidades de intervenção. Aletheia [online]. 2012, n.37, pp. 42-56. ISSN 1413-0394.

A violência doméstica (VD) ou familiar afeta a população mundial prejudicando a saúde, liberdade e bem-estar de indivíduos, famílias e comunidades. O bullying, um tipo de violência escolar, envolve comportamentos agressivos intencionais e repetitivos, físicos e psicológicos entre pares, visando prejuízo daquele percebido como frágil e indefeso. Pode relacionar-se às diversas experiências familiares e comunitárias. Realizou-se uma revisão de literatura com busca eletrônica pelos descritores bullying, violência doméstica e violência intrafamiliar nas bases Web of Science, Medline, PsycInfo, Dialnet e Redalyc, que tratassem da VD como fator de risco para bullying. Considerou-se autor, periódico, ano, metodologia e impactos desencadeados. Selecionaram-se 59 artigos. Os países mais produtivos foram EUA (50.85%) e Espanha (25.42%); 35.56% dos artigos apontaram a vítima de VD como vítima-agressora de bullying; e que os prejuízos e mais comuns são danos físicos, psicológicos, comportamentais e sociais para crianças e adolescentes, como apontaram 33.9% das publicações.

Palabras clave : Violência doméstica ou familiar; Bullying; Revisão sistemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )