SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Um estudo sobre percepções de profissionais de um serviço de atendimento às vítimas de violência e exploração sexualCrenças básicas e bem-estar pessoal em adolescentes brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SARRIERA, Jorge Castellá et al. Bem-estar pessoal de pais e filhos e seus valores aspirados. Aletheia [online]. 2012, n.37, pp. 91-104. ISSN 1413-0394.

O bem-estar pessoal de adolescentes é um tema de crescente interesse na literatura científica, especialmente quando se considera a escassez de artigos que considerem o ponto de vista dos adolescentes. Este estudo busca analisar relações entre bem-estar pessoal de pais e filhos e seus valores aspirados. A amostra compõe-se de 543 adolescentes de 12 a 16 anos, de ambos os sexos, e seus pais ou responsáveis. Utilizam-se os instrumentos Personal Well-Being Index (PWI) para medir níveis de bem-estar, e Aspiration Index para identificar valores aspirados. Obteve-se uma função discriminante entre pais e filhos agrupando significativamente as variáveis de bem-estar pessoal discriminando a favor dos filhos, e as variáveis de valores de caráter abstrato e humanista discriminando a favor dos pais, sem apresentar diferenças entre os de valores materiais e de habilidades e conhecimentos. Os resultados contribuem para a discussão sobre a transmissão de valores e do bem-estar em contexto familiar.

Palavras-chave : Valores; Bem-estar subjetivo; Adolescentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )