SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Personal well-being of parents and children and their aspirated valuesPsychosocial Care Centers Alcohol and Drugs and the Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

SARRIERA, Jorge Castellá; FAVERO, Eveline; PARADISO, Ângela Carina  and  CALZA, Tiago Zanatta. Crenças básicas e bem-estar pessoal em adolescentes brasileiros. Aletheia [online]. 2012, n.37, pp. 105-120. ISSN 1413-0394.

As crenças fazem parte de um sistema conceitual que se forma na infância e é refinado e estabelecido ao longo da vida. O presente estudo investiga associações entre crenças básicas e bem-estar pessoal em 1.588 adolescentes brasileiros, meninos e meninas com idade entre 12-16 anos (M= 14,13; DP=1,26). Utilizou-se um questionário contendo 16 itens da World Assumption Scale (WAS) como medida de crenças e o Personal Well-Being Index (PWI-7) para avaliar bemestar. A WAS apresentou alfa de Cronbach de 0,72 e, o PWI-7 de 0,81. As crenças explicam 30% do bem-estar, considerando os itens que versam sobre autovalor, sorte pessoal, autocontrole, bondade das pessoas, justiça e acaso dos acontecimentos. Verifica-se a necessidade de reavaliar os itens da WAS e discute-se a importância de promover ambientes saudáveis e práticas educativas que promovam o desenvolvimento de crenças positivas e fortaleçam o bem-estar adolescente.

Keywords : Crenças básicas; Adolescentes; Bem-estar pessoal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )