SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Psychosocial Care Centers Alcohol and Drugs and the PsychologyChallenges in primary care actions: a study on the installation of a program of home visiting for teenage mothers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

CAMARA, Sheila Gonçalves; AERTS, Denise Rangel Ganzo de Castro  and  ALVES, Gehysa Guimarães. Estilos de vida de adolescentes escolares no sul do Brasil. Aletheia [online]. 2012, n.37, pp. 133-148. ISSN 1413-0394.

Este estudo enfoca os estilos de vida de adolescentes escolares a fim de identificar tanto as práticas protetivas quanto as arriscadas entre grupos de adolescentes. O estudo transversal contou com uma amostra de 1210 adolescentes escolares de nono ano do ensino fundamental de 66 escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre, RS. Os instrumentos foram inquérito de dados sociodemográficos e o questionário de comportamentos de saúde entre escolares. A análise de cluster permitiu agrupar os sujeitos segundo seus atributos e a análise discriminante serviu para identificar a combinação de variáveis capazes de explicar as diferenças entre os grupos identificados. Os resultados revelaram três grupos, sendo dois de meninas e um de meninos. Os primeiro perfil diferenciou meninos e meninas, tendo os meninos um perfil mais saudável, enquanto as meninas apresentaram mais sintomas físicos e psicológicos. O segundo perfil diferenciou os adolescentes com maior atividade social, indicativo de um perfil mais saudável, daqueles menos proativos. Os resultados revelam a necessidade de intervenções promotoras da saúde ou preventivas que considerem diferenças de gênero, bem como de grupos adolescentes com suas especificidades.

Keywords : Adolescência; Estilos de vida; Sexo; Saúde adolescente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )