SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Challenges in primary care actions: a study on the installation of a program of home visiting for teenage mothersThe quality of education and the teacher about to collapse: the daily teaching experience from the perspective of social community psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

CARVALHO, Maria Aparecida Alves Sobreira; XIMENES, Verônica Morais  and  BOSI, Maria Lúcia Magalhães. Processos de fortalecimento em um Movimento Comunitário de Saúde Mental no Nordeste do Brasil: novos espaços para a loucura. Aletheia [online]. 2012, n.37, pp. 162-176. ISSN 1413-0394.

Este artigo focaliza a construção de novos espaços para a loucura no processo de fortalecimento de pessoas que transitaram do papel de usuárias de um serviço de saúde mental para o lugar de cuidadores. Realizamos um estudo de caso no Movimento de Saúde Mental Comunitário do Bom Jardim (Fortaleza/Ceará/Brasil). Foram realizadas entrevistas mediadas pela autofotografia e grupo focal. Os resultados apontam que a participação nas atividades do Movimento favorece o fortalecimento, ocorrendo o resgate do valor pessoal e poder pessoal com mudança das crenças sobre si mesmo, sobre o mundo. A categoria fortalecimento mostrou-se importante na avaliação dos serviços de saúde mental. Os participantes referem terem desenvolvido a coragem para reinventar práticas no cotidiano de sua existência. A experiência ecológica também é reconhecida como dimensão de fortalecimento por conduzir a uma maior conexão consigo, com o outro e com a natureza.

Keywords : Psicologia comunitária; Fortalecimento; Saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )