SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Desafios nas ações de atenção primária: estudo sobre a instalação de programa de visitas domiciliares para mães adolescentesA qualidade da educação e o professor por um fio: o cotidiano docente na ótica da psicologia social comunitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CARVALHO, Maria Aparecida Alves Sobreira; XIMENES, Verônica Morais  e  BOSI, Maria Lúcia Magalhães. Processos de fortalecimento em um Movimento Comunitário de Saúde Mental no Nordeste do Brasil: novos espaços para a loucura. Aletheia [online]. 2012, n.37, pp.162-176. ISSN 1413-0394.

Este artigo focaliza a construção de novos espaços para a loucura no processo de fortalecimento de pessoas que transitaram do papel de usuárias de um serviço de saúde mental para o lugar de cuidadores. Realizamos um estudo de caso no Movimento de Saúde Mental Comunitário do Bom Jardim (Fortaleza/Ceará/Brasil). Foram realizadas entrevistas mediadas pela autofotografia e grupo focal. Os resultados apontam que a participação nas atividades do Movimento favorece o fortalecimento, ocorrendo o resgate do valor pessoal e poder pessoal com mudança das crenças sobre si mesmo, sobre o mundo. A categoria fortalecimento mostrou-se importante na avaliação dos serviços de saúde mental. Os participantes referem terem desenvolvido a coragem para reinventar práticas no cotidiano de sua existência. A experiência ecológica também é reconhecida como dimensão de fortalecimento por conduzir a uma maior conexão consigo, com o outro e com a natureza.

Palavras-chave : Psicologia comunitária; Fortalecimento; Saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )