SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Processos de fortalecimento em um Movimento Comunitário de Saúde Mental no Nordeste do Brasil: novos espaços para a loucuraTreinamentos corporativos, qualidade de vida e saúde do trabalhador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FREITAS, Maria de Fatima Quintal de  e  OLIVEIRA, Lygia Maria Portugal. A qualidade da educação e o professor por um fio: o cotidiano docente na ótica da psicologia social comunitária. Aletheia [online]. 2012, n.37, pp. 177-196. ISSN 1413-0394.

Sob a ótica da Psicologia Social Comunitária, propõe-se uma análise sobre armadilhas/dimensões psicossociais que afetam as relações interpessoais dos docentes, com subprodutos negativos à prática e rede escolar-comunitária. Realizou-se uma pesquisa exploratória, aplicando questionários semiestruturados a 219 docentes de 33 escolas municipais de Curitiba. O eixo temático da pesquisa dirige-se à Educação, Formação e Vida Cotidiana do(a) Professor(a). A análise quantitativa e qualitativa (com análise de conteúdo) gerou categorias a posteriori, em torno de: caracterização geral, ingresso e prática; dificuldades enfrentadas e alternativas de resolução; dificuldades percebidas na comunidade escolar; perspectivas/planos de futuro. A condição docente é pouco valorizada, e há baixo envolvimento coletivo e dificuldades para participação escolar solidária. Encontraram-se paradoxos/desafios vividos pelos professores: fragilidade de redes de solidariedade no cotidiano; posturas fatalistas diante da vida e do trabalho; trabalho docente vivido como uma prática solitária no espaço público e que acontece no limite da exaustão psicossocial.

Palavras-chave : Prática docente e psicologia social comunitária; Vida cotidiana e educação comunitária; Cotidiano docente e comunidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )