SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37The quality of education and the teacher about to collapse: the daily teaching experience from the perspective of social community psychologyPerceptions, expectations and knowledge about the normal delivery: experience reports of mothers and health professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

SCORSOLINI-COMIN, Fabio; SILVA, Rosalina Carvalho da  and  GILIO, Leandro. Treinamentos corporativos, qualidade de vida e saúde do trabalhador. Aletheia [online]. 2012, n.37, pp. 197-211. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste estudo foi investigar a qualidade de vida de alunos de dois cursos de pós-graduação na modalidade a distância, funcionários de uma instituição bancária do setor público. Trata-se de um estudo exploratório e transversal, com método misto. Os 245 participantes responderam a um instrumento semiestruturado, por meio do qual se observou que os alunos, apesar da dedicação diária apregoada pelo curso, viram neste uma possibilidade de apropriação de conhecimentos e possibilidade de desenvolvimento profissional. Alguns relataram que o ritmo do curso, aliado ao trabalho diário, foi um fator de sobrecarga, o que interferiu na diminuição da qualidade de vida no período do curso e diminuiu o rendimento e o aproveitamento nos estudos. Destaca-se a necessidade de que os cursos a distância possam se ajustar às necessidades de trabalho dos alunos, na medida em que a dupla jornada é uma realidade cada vez mais presente no contexto brasileiro.

Keywords : Qualidade de vida; Educação; Saúde do trabalhador.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )