SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38-39Educação sexual: atitudes, conhecimentos, conforto e disponibilidade para ensinar de professores portuguesesQualidade de vida em pacientes oncológicos na assistência em casas de apoio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

CALVETTI, Prisla Ücker et al. Qualidade de vida em mulheres portadoras de HIV/Aids. Aletheia [online]. 2012, n.38-39, pp. 25-38. ISSN 1413-0394.

O trabalho teve como objetivo investigar a qualidade de vida em mulheres portadoras de HIV/AIDS, em destaque as relações sociais e a sexualidade. Foram analisados também aspectos sociodemográficos e situação clínica (marcadores biológicos CD4+ e carga viral) de 63 mulheres entre 18 e 65 anos em uso de terapia antirretroviral. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal descritivo analítico. Foram utilizados os instrumentos: ficha de dados sociodemográficos e da situação clínica e WHOQOL-HIV bref. Os resultados mostraram as maiores médias nos domínios espiritualidade/religião/crenças pessoais e relações sociais na avaliação da qualidade de vida. Quanto à situação laboral, as mulheres que trabalhavam apresentaram médias superiores nos domínios psicológico, relações sociais e nível de independência com relação às mulheres que não trabalhavam. Desta forma, ressalta-se a importância de que as ações no contexto de saúde voltada para estas mulheres incluam a atenção para o fortalecimento das suas relações sociais.

Palabras clave : Qualidade de vida; HIV/Aids; Mulheres.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )